top of page

CRIAÇÃO E CADASTRO DE LIGAS

        A ideia desta página é ajudar os alunos quanto ao processo de  formação e regulamentação, as demandas e instâncias para a aprovação de Ligas Acadêmicas dentro da Faculdade de Medicina (FM - UnB).

CRIAÇÃO DE LIGAS ACADÊMICAS

  • Documento oficial que regulamenta as ligas acadêmicas dentro da Faculdade de Medicina (FM - UnB), sendo recomendada sua leitura atenciosa:     

 

  • Para facilitar o processo, destacamos os pontos principais relacionados ao processo de criação de ligas acadêmicas:

  1. Ter um coordenador que seja professor efetivo da medicina (FM ou HUB). Professores voluntários podem participar da gestão da liga, mas não podem ser responsáveis pela sua criação.

  2. Elaborar o estatuto da liga (modelo disponível abaixo) e enviá-lo para o e-mail do CAMed. A partir daí, o estatuto passará por revisão e aprovação em reunião da gestão, sendo encaminhado em seguida como pauta da reunião da Câmara de Representantes (CR). A aprovação na CR é a etapa final, e a liga passa a ser reconhecida pela faculdade desse momento em diante.

  • Modelo de estatuto e processo seletivo:

  1. O CAMED, com o auxílio da LADerm, LAMeF e LAMFAC, criou este modelo de estatuto para facilitar o processo de criação das ligas acadêmicas. Este arquivo não é oficial, mas se orientou pelas normas exigidas para cadastro pela Faculdade de Medicina (FM-UnB), bem como pela Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina (ABLAM), buscando atender a ambos os propósitos.

         

 

 

 

 

CADASTRO COMO PROJETO DE EXTENSÃO

  • O cadastro das ligas como projeto de extensão, de segue as normas do DEX, sendo o processo melhor descrito no site da Faculdade de Medicina (http://www.fm.unb.br/extensao/sobre-a-extensao). No site, encontram-se disponíveis diversos documentos orientando o processo, como o edital de extensão e o manual para cadastro e manejo de projetos pelo SIGAA.

​​

  • Destacamos pontos principais nesse processo:

​​

  1. O projeto só pode ser cadastrado pelo coordenador, que pode ser um professor efetivo ou técnico vinculado à UnB.

  2. No site da FM, o documento “Dados para proposta de projetos no SIGAA” descreve os pontos que precisarão ser preenchidos no SIGAA, permitindo escrever esses tópicos antes, e apenas copiar e colar no SIGAA no momento do cadastro do projeto.

  3. IMPORTANTE: Embora o projeto seja submetido via SIGAA, ele deve passar por apreciação pelo colegiado da área do professor coordenador e pelo colegiado de extensão da FM antes de ser submetido. Desse modo, conforme descrito no “Tutorial para submissão de ações de extensão na FM” (disponível no site da FM, na aba Sobre a Extensão), após a criação da proposta no SIGAA, ela deve ser salva antes de ser submetida, e encaminhada para aprovação nos colegiados. Apenas após apreciação pelo Colegiado de Extensão da Faculdade de Medicina é que o projeto deverá ser submetido. Recomenda-se ler com atenção os documentos disponíveis no site da FM: http://www.fm.unb.br/extensao/sobre-a-extensao

​​

CADASTRO NA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LIGAS ACADÊMICAS (ABLAM)

  • O cadastro na ABLAM não é necessário para a criação das ligas na FM, sendo uma opção que as ligas podem fazer em função dos benefícios obtidos com isso: certificação, descontos, etc.

 

  • O processo para cadastro na ABLAM, bem como os benefícios obtidos, está descrito no site ABLAM: http://ablam.org.br/

​​

  1. Para cadastro das ligas, seguem-se as normas descritas em: https://ablam.org.br/diretrizes-nacionais/

  2. Recomendamos também dar uma olhada na sessão de dúvidas, caso precise: http://ablam.org.br/duvidas/

  • Destacamos como pontos principais:

  1. As normas da ABLAM descrevem a necessidade de aprovação da liga na sua instituição de origem. No caso da UnB, isso se refere à aprovação pela Câmara de Representantes. Porém, não é possível saber o rigor dado para conferir essa informação.

  2. O cadastro exige o envio do estatuto da liga para aprovação. O modelo de estatuto disponibilizado pelo CAMED busca atender as normas da ABLAM, para evitar a necessidade de editar o estatuto usado para criação da liga na FM.

DÚVIDAS/CONSULTORIA

  • O CAMED se disponibiliza para auxiliar os alunos interessados na criação e cadastros de ligas. Para entrar em contato envie um e-mail para o CAMED (camed.unb@gmail.com) com o assunto “Dúvidas -  Ligas Acadêmicas”. Recomendamos adicionar algum número de Whatsapp no corpo do e-mail, com o qual possamos entrar em contato depois.

 

imagem 1.jpg
imagem 2.jpg
bottom of page